A relação entre empresas e colaboradores é um fator fundamental para o sucesso de uma corporação e, nos dias de hoje, é necessário que as companhias sejam mais humanizadas e abram espaços para diálogos a fim de se criar um espaço seguro de trabalho.

Quando o funcionário enxerga uma preocupação da diretoria em manter um clima corporativo saudável e recebe ferramentas para compor esse ambiente de forma leve, melhora-se a qualidade de vida de todos os envolvidos no processo. Um profissional contente engaja-se mais com a empresa e demonstra maior comprometimento.

Há muito tempo, pagar salários deixou de ser o único atrativo para uma pessoa se manter em uma empresa. Os profissionais anseiam por benefícios corporativos como um incentivo para continuarem satisfeitos com o trabalho.

Algumas organizações já se atentaram a este novo comportamento e criaram mecanismos para melhorar o engajamento do time. A seguir, alguns exemplos de como engajar melhor um funcionário:

Investir no funcionário é investir na empresa

Empresas que investem no aprendizado das equipes mostram que estão de fato preocupadas não apenas com o futuro dos negócios, mas também com o desenvolvimento pessoal dos colaboradores

Oferecer treinamentos com frequência  

Olhar para o colaborador de forma estratégica é primordial para o sucesso das vendas em uma companhia. Para que as empresas tenham colaboradores engajados, preparados e com nível elevado de conhecimento sobre a proposta de valor, a missão e todas as soluções e produtos que ofertam, é fundamental que sejam oferecidos treinamentos especializados sobre diferentes pontos do negócio, que podem envolver o mindset empreendedor, técnicas avançadas de vendas e panorama do mercado de atuação. Isso traz resultados positivos não somente para o caixa das companhias, mas também para a satisfação dos colaboradores.

Incentivo a educação

O incentivo à educação nas empresas eleva o nível de conhecimento do colaborador e o empodera para uma jornada de crescimento. Já é realidade em algumas empresas o oferecimento de cursos gratuitos de capacitação, idiomas e ambientes adequados para o estímulo à leitura.

Colocar pessoas compatíveis para trabalharem juntas

Um trabalho em equipe exige paciência, fluidez e muitas habilidades trabalhando em conjunto por um propósito. É normal que opiniões divergentes se cruzem no caminho, e cabe aos colaboradores o papel de encontrar uma solução para as incompatibilidades. Entretanto, colocar pessoas de personalidades muito distintas e valores diferentes pode causar conflitos na equipe, prejudicando o andamento do trabalho. Por isso, antes mesmo de inserir um novo colaborador no ambiente, é importante verificar se ele é compatível com a equipe.

Adotar a cultura de um colaborador livre

Algumas empresas entenderam a cultura de que os colaboradores devem ser livres para fazer o seu melhor de um jeito próprio. Assim, buscam promover diversas integrações em equipes, tais como: reunião de resultados, happy hour, sexta da diversidade (ações de conscientização e educação com tema), encontro semanal para conexões internas, espaço para alinhamento de informações com encontro mensais e assistência psicológica, visando incentivar uma maior produtividade no trabalho.

Estratégias de gamificação

Em tempos de pandemia e trabalho remoto e híbrido, uma das maneiras mais efetivas de incentivar o autodesenvolvimento e ao mesmo tempo motivar e engajar as equipes é utilizar estratégias de gamificação, que podem ser aplicadas tanto nos processos seletivos quanto nos treinamentos corporativos. Ao combinar diversão com aprendizado, os colaboradores se envolvem de uma forma mais saudável com os conteúdos educacionais e com a empresa.

Apostar em um cartão corporativo ao invés do reembolso

Os cartões corporativos oferecem uma solução financeira simples e completa, principalmente para custear despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos colaboradores, sem que a conta pessoal deles seja impactada. Além disso, ainda melhora o planejamento e controle financeiro deles.