História

No dia 20 de novembro de 1972, reunia-se um grupo de empreendedores do município de Diadema, para criar uma associação. Sabe-se que naquele momento, apesar de Diadema haver se tornado um município há onze anos, e do comércio e a indústria conseguirem atingir um apreciável desenvolvimento econômico, ambos não possuíam uma entidade de classe, capaz de fazê-los congregar e atender aos interesses das categorias.

Assim, em uma assembléia presidida pelo Sr. Paulo Leme Arruda Oliveira, foram definidos Estatutos Sociais e a eleição da primeira diretoria. Eleição esta que elegeu o senhor Cinésio Landgraf o primeiro presidente da Associação Comercial de Diadema.

Pensando prioritariamente no desenvolvimento econômico do município, e visando uma participação mais efetiva dos representantes da associação na vida política e amparando transações financeiras no sentido de torná-las mais seguras, nasce a ACE Diadema.

Caracteriza-se com o perfil voltado para o desenvolvimento de Diadema como um todo, atuando nos mais diversos segmentos, constituindo-se como um mecanismo facilitador nas relações entre seus associados e entidades locais. É importante lembrar que a constituição da ACE Diadema deu-se em um momento em que questões sindicais e movimentos trabalhistas se estabeleciam em toda a região do ABC paulista, e, apesar de tanto a indústria como o comércio estarem se fortalecendo, e de todo o país estar voltando-se para nossa região devido às articulações que se estabeleciam entre empregados e empregadores, a preocupação da ACE Diadema sempre esteve centrada no desenvolvimento do município, nas questões estruturais que pudessem somar e beneficiar a própria cidade.

Pensando na própria legislação e envolvida em alterações ou estruturação de projetos, a ACE Diadema veio consolidando seu serviço no município como uma entidade prestadora de serviços, mais precisamente em informações cadastrais, o que colabora para tornar as transações financeiras mais seguras e eficientes. O desenvolvimento econômico, bem como o processo evolutivo, serviu para mostrar que a adequação da ACE Diadema, enquanto prestadora de serviços precisava também evoluir deste modo, além de seu diferencial junto aos seus concorrentes, prestadores de serviços cadastrais, voltados apenas para a informação.

A ACE Diadema abriu seu leque de serviços, estabeleceu e vem estabelecendo parcerias que colaboram para facilitar ainda mais a vida de seu associado.

Atuando em questões legislativas, sociais e políticas, pensando em seus associados como cidadãos atuantes e merecedores de respeito e representatividade, frente às entidades municipais a ACE Diadema está atrelada a história da cidade, e representa hoje a solicitação de seus associados. Podemos dizer que parte da historia do município passa pela porta da Associação, que não fechou os olhos para seus avanços e solicitações e tentou adequar-se frente a todas as necessidades advindas com o crescimento. Sabemos que muito ainda está por vir diante de nós, que muitos projetos serão desenvolvidos e que o município passará por diversas modificações para adequar-se as solicitações globais, e nós continuaremos caminhando no mesmo sentido, pensando sempre na evolução de nossos serviços e na adequação as solicitações de nossos associados.

Obrigado por nos ajudar a escrever a nossa história, sabemos que hoje o município de Diadema conta com nossa marca. Afinal somos parceiros há 40 anos.

Missão

Nossa missão é oferecer a melhor prestação de serviços, representar o associado junto aos poderes públicos, defender os interesses dos segmentos envolvidos e atuar sempre na formação e no fomento de parcerias entre os empresários.

Valores

Responsabilidade, transparência, credibilidade, ética e iniciativa.

Visão

Atender as necessidades dos associados e representatividade de forma eficiente e satisfatória para o desenvolvimento econômico das empresas.

Politica de Qualidade

Compromisso em satisfazer os requisitos aplicáveis e as necessidades dos associados oferecendo prestação de serviços e eventos que amplie conhecimento,  divulgação e oportunidades  de negócios na  cidade.  Superando as expectativas na expansão do mercado interno da região. Com uma diretoria envolvida  engajada e que todos os colaboradores  sejam competentes, capazes e conscientes das suas responsabilidades Para que  os processos funcionem de forma coerente e sejam gerenciadas e compreendidas. E que  garanta  melhoria  no sistema de gestão de qualidade. Com decisões Baseadas em  análise dos riscos e informações que melhoram os processos e o desempenho da associação. Incluindo o atendimento e o  relacionamento com todas  as partes interessadas.

Escopo

Presta serviços à classe empresarial no âmbito de informações comerciais, comunicação, divulgação, desenvolvimento empresarial, convênios, certificação digital, cartão de benefícios, estágios e redução de custos com telefonia móvel, campanhas de dia das mães e natal e representa parcerias mercadológicas aos empresários da região.

Sobre a cidade de Diadema

Diadema é um município brasileiro do estado de São Paulo. Pertence à Região do Grande ABC, à Região Metropolitana de São Paulo, além da Mesorregião Metropolitana de São Paulo e Microrregião de São Paulo, distante 19 quilômetros a sudeste da capital do estado. Ocupa uma área de 30,695 km²[3] e sua população total é de 386 039 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,[4] sendo então o décimo quarto mais populoso do estado e quinto de sua microrregião.[4]

A sede tem uma temperatura média anual de 19,6°C. Com uma taxa de urbanização é de 100%, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,790, considerado como médio em relação ao estado.[5]

Diadema foi emancipada de São Bernardo do Campo no final da década de 1950. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência ao antigo distrito de Diadema, fundado em 1948, quando ainda era subordinado a São Bernardo do Campo. Com 77 estabelecimentos de saúde, sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.[6] Diadema é um dos sete municípios paulistas que integram a Região do Grande ABC, região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o turismo até o esporte. Seu principal clube de futebol é o Clube Atlético Diadema, fundado em outubro de 2009. Diadema ainda é sede de diversos eventos anuais, além de possuir alguns pontos turísticos, como o Borboletário, o Jardim Botânico, o Museu de Arte Popular e o Observatório Astronômico.

Economia

Vista do centro de Diadema.
Diadema é um dos sete municípios paulistas pertencentes à Região do Grande ABC.[41] Essa é uma região tradicionalmente industrial do estado de São Paulo, formada inicialmente por três municípios integrantes da Região Metropolitana de São Paulo: Santo André (A), São Bernardo do Campo (B) e São Caetano do Sul (C). Hoje, é constituída de sete municípios, reunindo os municípios já citados, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Todos esses municípios reúnem uma população total de 2 549 135 habitantes, segundo o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE.[4]

O Produto interno bruto – PIB de Diadema é o 41º maior do Brasil, o 14° maior do estado e o quarto da Região do Grande ABC,[6] destacando-se na área de prestação de serviços. Nos dados do IBGE de 2005 o município possuía R$ 9 311 879 mil[6] no seu Produto Interno Bruto. Desse total, 1 457 303 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios.[6] O PIB per capita é de R$ 23 618,26.[6] Dos 5 565 municípios brasileiros, Diadema ocupa a 47ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A..[42]

O setor primário é o menos relevante da economia de Diadema. De todo o PIB do município, apenas 334 mil reais são o valor adicionado bruto da agropecuária.[6] Por não conter muita participação no setor primário, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2009 o município possuía não possuía nenhum rebanho de bovinos, equinos, suínos, caprinos, asininos, muares, ovinos e aves, (galinhas, galos, frangos e pintinhos).[43] Por isso, o município não produziu nenhum litros de leite, nenhuma dúzias de ovos de galinha e nenhum quilo de mel-de-abelha.[43] Diadema também não prodoziu nenhum produto agrícola, na lavoura temporária de 2009.[44]

O setor secundário é o menos relevante para a economia do município. 3 688 173 mil reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário).[6] Já setor terciário é o mais relevante para a economia municipal. A prestação de serviços rende 4 166 068 mil reais ao PIB municipal.[6] O setor terciário atualmente é a maior fonte geradora do PIB diademense. De acordo com o IBGE, a cidade possuía, no ano de 2008, 9 068 unidades locais, 8 844 empresas e estabelecimentos comerciais atuantes e 222 373 trabalhadores, sendo 117 594 pessoal ocupado total e 104 779 ocupado assalariado. Salários juntamente com outras remunerações somavam 2 205 208 mil reais e o salário médio mensal de todo município era de quatro salários mínimos.[45]