A Prefeitura de Diadema está vacinando a população contra a Covid-19. Desde o dia 19 de janeiro, a cidade recebeu 4.480 doses da Coronavac e outras 3.440 doses de AstraZeneca. Até o dia 26 de janeiro, foram vacinadas mais de 3.100 pessoas, entre profissionais que atuam na linha de frente do combate à doença e idosos institucionalizados.

No dia 26, os 209 funcionários que atuam nos CAPS – Centros de Atendimento Psicossocial (são cinco unidades) foram imunizados. A decisão atende aos critérios previstos na primeira etapa de vacinação, já que os profissionais atuam expostos a situações de risco ao contágio, como atendimento ao público 24 horas e contato permanente com pacientes.

“Trabalhamos de portas abertas, com atendimento durante dia e noite e recebemos muitas pessoas em nossas unidades. A Prefeitura tomou a decisão certa ao incluir os profissionais de saúde mental na primeira fase da vacinação”, declarou a diretora do CAPS Sul, Analdeci Moreira dos Santos.

A Prefeitura divulgou também nesta terça-feira (26/01) o 239º Boletim Epidemiológico Covid-19, com dados sobre casos da doença na cidade. De acordo com o documento, o município registra 14.529 casos confirmados, 16.431 descartados, 40.237 casos suspeitos em andamento, 13.396 pessoas recuperadas e cerca de 600 vítimas fatais.

Números de doses recebidas

Apesar da alegria de dar início à vacinação, o município acompanha com cautela o número de doses recebidas, pois entre estabelecimentos públicos e privados, Diadema tem uma quantidade de trabalhadores da saúde superior à quantidade de doses na primeira entrega.

Assim, com o objetivo de fazer a vacina chegar para aqueles que mais necessitam dela, o município embasado pelas diretrizes do Plano Nacional de Imunização e do Plano Estadual de Imunização priorizou os trabalhadores dos serviços municipais e privados que atuam no atendimento direto aos pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, ou seja, aqueles que estão no Hospital Municipal Diadema, Hospital Estadual de Diadema (Serraria), Pronto Socorro Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos serviços privados: Hospital Innova Diadema e Centro Clínico NotreDame Intermédica (esses dois últimos receberão suas doses assim que informar os quantitativos de profissionais que atendam ao novo critério de priorização).

Também deverão ser vacinados nessa fase em Diadema os idosos residentes nas quatro Instituições de Longa Permanência (ILPI) situadas na cidade. Assim que novas remessas do imunizante forem liberadas para a cidade, serão incluídos na campanha, de forma escalonada, os demais trabalhadores da saúde e outros públicos prioritários, como profissionais de setor administrativos, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial, motoristas que atuam na saúde, entre outros.

Vale ressaltar que a cidade conta com 17 mil profissionais atuando nas redes pública e privada de saúde.

 

Fonte: Prefeitura de Diadema