A pandemia do coronavírus (Covid-19) apresentou, logo no início, um mundo novo, com pessoas de pensamentos e hábitos novos. A consciência do indivíduo mudou… Diante de um inimigo invisível e desconhecido, o medo e a insegurança fizeram as pessoas, rapidamente, adaptaram-se a um novo estilo de vida e comportamento. Os hábitos de higiene e o consumo foram os fatores predominantes desta transformação.
De acordo com o terapeuta psicanalista, Eurico Franca, antes mesmo da pandemia as pessoas já estavam em um processo bastante acelerado de mudanças, no qual exigia-se agilidade (e constante) evolução. Mas então vem o inesperado e traz o choque, a paralização mundial. “Diante do maior desastre econômico da história, ficamos todos de mãos atadas, isolados dentro de nossas casas e, para sobreviver, assistimos pessoas morrerem e a economia entrar no caos”, disse Eurico.
E como resistir a essa pandemia?
Infelizmente, não sabemos quanto tempo a pandemia durará. Com a renda comprometida por salários reduzidos (ou até mesmo demissões), o consumo dos brasileiros mudou drasticamente do dia para a noite. Compra-se somente o necessário, opta-se por marcas mais baratas e tudo de forma on-line. A tecnologia se mostrou extremamente eficiente, quando se tornou o único canal de compra e venda.
“Os empresários tiveram de olhar para essa nova realidade com muita inteligência e aberto as mudanças. É preciso encarar este cenário com responsabilidade e seriedade, para garantir a continuidade dos negócios”, alertou Eurico.
O terapeuta afirma que, no “novo normal” é preciso focar as energias nas soluções. “Se você quer ser um líder de sucesso, tenha uma nova postura. Assuma para si as responsabilidades e busque por resultados positivos. Tenha pensamentos promissores e multiplique”, alertou Eurico.