Por decisão do Governo do Estado de São Paulo, em março de 2021, a cidade de Diadema fechou o seu posto local do IML – Instituto Médico Legal. Porém, entendendo a importância deste serviço para a população, a Prefeitura de Diadema iniciou diálogo para que ele fosse reaberto. Desta forma, depois de cumprir com todas as exigências da atual administração estadual, a expectativa é que ainda neste primeiro semestre, a população diademense não precise mais sair do município para fazer exames de corpo de delito e perícias.

Um imóvel para abrigar o novo IML Diadema já foi alugado e vistoriado, localizado na Avenida Sete de Setembro, 630; e para que possa abrir as portas e começar o atendimento público, falta apenas a assinatura do Termo de Convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

“A permanência do IML na cidade é questão de honra para a Prefeitura. Foi muito difícil encontrar um imóvel com as características necessárias para esse serviço: amplo, térreo, próximo do Fórum, da Delegacia da Mulher e do CDP. Agora, só depende do Governo do Estado”, disse o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.

Enquanto ocorrem as obras de reforma e modernização das antigas instalações do IML Diadema, as autópsias continuarão sendo realizadas em São Bernardo do Campo (SP).

Acordo conjunto

No primeiro semestre do ano passado, mais precisamente em abril, representantes da Prefeitura de Diadema e da Secretaria Estadual de Segurança Pública firmaram e tornaram público o seguinte acordo:

  1. Instituto Médico Legal de Diadema continuará na cidade.
  2. O serviço de perícia e corpo de delito (que representa cerca de 80% do trabalho do IML), continuará sendo realizado em Diadema. Para isso, a Prefeitura se comprometeu a viabilizar um espaço novo para o funcionamento temporário deste serviço durante a reforma estrutural do prédio, onde hoje está localizado o IML de Diadema e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que é coordenado pela PMD. A obra de reforma é responsabilidade da Prefeitura.,
  3. O serviço de necropsia passará a ser realizado pelo IML de São Bernardo do Campo até que se conclua a ampla reforma estrutural citada no item 2. Para que a população de Diadema não seja prejudicada, será feito um protocolo sobre o translado entre as duas cidades de responsabilidade da Prefeitura de Diadema.
  4. No término da reforma, o serviço de necropsia voltará para o IML de Diadema.
  5. Um novo termo de cooperação entre a Prefeitura de Diadema e a Secretaria de Segurança Pública, relativo ao IML, será elaborado. O documento vai definir os compromissos das duas partes.