A pandemia do coronavírus (Covid-19) apresentou, logo no início, um mundo novo, com pessoas de pensamentos e hábitos novos. A consciência do indivíduo mudou… Diante de um inimigo invisível e desconhecido, o medo e a insegurança fizeram as pessoas, rapidamente, adaptaram-se a um novo estilo de vida e comportamento. Os hábitos de higiene e o consumo foram os fatores predominantes desta transformação.

De acordo com o terapeuta psicanalista, Eurico Franca, antes mesmo da pandemia as pessoas já estavam em um processo bastante acelerado de mudanças, no qual exigia-se agilidade (e constante) evolução. Mas então vem o inesperado e traz o choque, a paralização mundial. “Diante do maior desastre econômico da história, ficamos todos de mãos atadas, isolados dentro de nossas casas e, para sobreviver, assistimos pessoas morrerem e a economia entrar no caos”, disse Eurico.

E como resistir a essa pandemia?

Infelizmente, não sabemos quanto tempo a pandemia durará. Com a renda comprometida por salários reduzidos (ou até mesmo demissões), o consumo dos brasileiros mudou drasticamente do dia para a noite. Compra-se somente o necessário, opta-se por marcas mais baratas e tudo de forma on-line. A tecnologia se mostrou extremamente eficiente, quando se tornou o único canal de compra e venda.

“Os empresários tiveram de olhar para essa nova realidade com muita inteligência e aberto as mudanças. É preciso encarar este cenário com responsabilidade e seriedade, para garantir a continuidade dos negócios”, alertou Eurico.

O terapeuta afirma que, no “novo normal” é preciso focar as energias nas soluções. “Se você quer ser um líder de sucesso, tenha uma nova postura. Assuma para si as responsabilidades e busque por resultados positivos. Tenha pensamentos promissores e multiplique”, alertou Eurico.

Diversas empresas já mudaram

Várias empresas estão vivendo o “novo normal” e fizeram as adaptações necessárias para este recomeço. Aquele velho ditado de que o “mundo nunca mais será como antes”, hoje se faz mais do que verdadeiro.

“Na última década, já vínhamos vivenciando um processo muito rápido de mudanças, porém, de uma maneira sustentável. Agora, a transformação é total e urgente”, pontuou Eurico. “O inesperado chegou, então, faça o que tiver que ser feito, avalie as necessidades de mudar um determinado produto ou serviço. Se tiver de alterar uma metodologia de trabalho, faça isso o quanto antes”, chamou a atenção o terapeuta, dizendo que os empresários e empreendedores terão de encontrar novos caminhos para vender. Somente a venda traz dinheiro… O restante custa dinheiro!

Reinventar agora significa sobrevivência. Então, é preciso buscar apoio, conhecimento e enxergar quem são os parceiros que auxiliarão nesta caminhada, a exemplo do Sebrae e das Associações Comerciais. É preciso deixar o individualismo de lado e unir esforços para seguir no mercado com eficiência, diminuindo as chances de erros.

O homem se superará

É certeza de que a humanidade se reestabelecerá e escreverá um novo capítulo desta história com esforço, trabalho árduo e persistência, afinal, não existe fórmula mágica. “Finalizo com a frase de Freud que diz: ‘quem pensa em fracassar, já fracassou mesmo antes de tentar. Quem pensa em vencer, sempre dá um passo adiante”, encerrou Eurico.

Mudanças para o Novo Normal

Um estude recente da McKinsey & Company listou as 10 mudanças de comportamento de consumo esperadas para o Novo Normal:

1. O digital será onipresente

2. O consumo será repensado

3. A fidelidade e a infidelidade caminharão juntas

4. O consumo será mais seguro

5. Qualidade de vida é o que interessa

6. O Novo Normal será caseiro

7. E mais confortável também

8. Sustentabilidade será critério determinante

9. Propósito importa, sim

10. Metrópoles estão menos valorizadas