a beleza ímpar das cataratas
O município de Foz do Iguaçu (PR) é conhecido internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, sendo o terceiro destino mais visitado por turistas do mundo inteiro e com inúmeras opções de passeio. Além de abrigar um verdadeiro espetáculo da natureza, faz parte da tríplice fronteira com Paraguai e Argentina, e está próximo dos principais centros de compras e restaurante. “As Cataratas do Iguaçu têm as mais belas quedas d’águas do planeta, considerada um dos Patrimônios Naturais da Unesco no Brasil. Recomendo que conheça o Parque Nacional do Iguaçu, a Itaipu Binacional – que é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, o Parque Nacional do Iguazú – o lado argentino das Cataratas, o Duty Free Shop Puerto Iguazú (ótimo para compras de produtos como roupas, celulares, câmeras etc., com preços mais baixos), entre outros”, disse o gerente da loja CVC – Shopping Praça da Moça, Ederson Soares.
O Parque Nacional do Iguaçu – onde estão as cataratas do lado brasileiro, é parada obrigatória de qualquer visitante. Ao chegar, uma gostosa caminhada para observar as inúmeras quedas d’água, as vegetações e os animais nativos. “Aos mais aventureiros, indico conhecer o Macuco Safari – localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde é possível embarcar em uma lancha inflável que navega pelo Rio Iguaçu até alcançar as cataratas com mais proximidade (é aconselhável o uso de capa de chuva para se proteger das quedas d’água)”, recomendou Soares.
A Itaipu Binacional é uma das maiores hidrelétricas do mundo. A usina tem uma vista panorâmica que oferece uma visão dos principais pontos e do reservatório que abastece Itaipu. O passeio é feito com acompanhamento de guias turísticos.
Outra indicação de passeio é o Parque das Aves, criado em 1994. Possui cerca de 900 animais, de 130 espécies dos cinco continentes, divididas em cinco viveiros integrados à floresta. Há também o borboletário, viveiro de beija-flores e o setor de répteis com cobras e jacarés. Quem gosta de diversão deve conhecer o Dreamland, um complexo com várias atrações, que incluem um museu de cera da cidade e o Ice Bar, um bar feito todo de gelo.
“Bastante interessante também e vale a visita é o Marco das Três Fronteiras, ponto onde o Brasil, a Argentina e o Paraguai se encontram. As Minas de Wanda (na Argentina e a 40 quilômetros de Foz do Iguaçu) tem trilhas pelas jazidas de pedras preciosas e semipreciosas (a céu aberto) e oficinas onde as pedras se transformam em peças de decoração e joias”, apontou Soares, afirmando que antes de viajar para este destino, é importante informar-se sobre a documentação de viagem e limite de compras no exterior.