O Rotary Club de Diadema Floreat celebrou, na última quinta-feira, 25/05/2023, duas décadas desde sua fundação. A ideia de estabelecer um novo clube em Diadema surgiu com o propósito de permitir que novos membros, que enfrentavam dificuldades de horário durante o dia, pudessem participar das reuniões em uma nova instituição. Diversos companheiros desempenharam um papel significativo nessa jornada, destacando-se Maulo Hollo e Samyr Nakhle na gestão de 2001-2002. Contudo, foi somente um ano depois que o clube deu seus primeiros passos efetivos, sob a coordenação de Maximino José de Almeida e Orlando Albertino Tampelo.

 

No ano de 2003, Marcia Eleane foi eleita como a primeira presidente do Rotary Club de Diadema Floreat, e a responsabilidade pela fundação recai sobre o governador do Rotary, Silvio José Marola, durante a convenção realizada na cidade de Águas de Lindóia. Esses são apenas alguns detalhes que retratam o processo de estabelecimento deste clube, que teve um impacto significativo em diversas ações sociais na cidade.

Durante suas duas décadas de existência, o Rotary Club de Diadema Floreat foi liderado por uma série de presidentes comprometidos e dedicados. Desde sua fundação, os seguintes líderes assumiram o papel de conduzir o clube: Marcia Eleane, Gildo Freire, Rosangela Ferreira, Roberto Boni, Dario do Carno, Carlos Cabral, Paulo Dalla Riva, Vera Lucia Rocha, Wagner Candeira, Maria Zélia Soares, Marcelo Ribeiro, Ricardo André Moraes, Fernando Duque Rosa, José Roberto Malheiro, Paulo Barbosa, Marilza Nagasawa, Elaine Malheiro, Valdinei de Pontes, José Maria Couto Jr., Lindalva Ramos e, em breve, o próximo presidente eleito, David Schimitd. Esses líderes desempenharam um papel fundamental no direcionamento do clube e no avanço de suas atividades e projetos sociais ao longo dos anos.

O governador do Rotary, Silvio José Marola, desempenhou um papel crucial na fundação do Rotary Club Diadema Floreat e fez questão de marcar presença na solenidade festiva que celebrou os 20 anos do clube. Durante o evento, ele destacou: “Durante minha gestão de 20 anos como presidente, tive a oportunidade de fundar cinco clubes no distrito, e o Floreat Diadema é um deles. Fundar novos clubes é uma das principais atribuições de um governador. Já conhecíamos os companheiros de Diadema e agora estou aqui, após todos esses anos, para comemorar esse marco festivo”.

A prefeitura de Diadema marcou presença na comemoração dos 20 anos do Rotary Club Diadema Floreat, representada pelo Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Paulo Barbosa. Vale ressaltar que Paulo também é um ex-presidente do clube, tendo feito parte dele por uma década, antes de se dedicar ao seu trabalho junto à prefeita, que atualmente está em seu terceiro mandato, bem como aos estudos.

Em suas palavras, Paulo Barbosa enfatizou a importância do Rotary: “O Rotary é uma organização de extrema importância em todo o mundo, realizando incansáveis projetos humanitários nas comunidades, onde frequentemente o poder público não consegue estar presente.”