Com início em 3 de setembro, a Semana Brasil é um evento coordenado pelo IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo –, com apoio do Governo Federal. Em 2019, mais de 14 mil empresas participaram e ofereceram preços especiais aos consumidores

Começaram as ações para a Semana Brasil – evento que será realizado de 3 a 13 de setembro, e que reunirá todo o comércio e varejo do País para celebrar a retomada da economia e dos empregos. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (SECOM), coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Para participar e obter mais informações da Semana Brasil acesse: https://participesemanabrasil.com.br/

A Semana Brasil possui três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade; e será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio. Com ofertas especiais oferecidas durante o período do evento, espera-se iniciar uma retomada robusta da economia nacional.

A SECOM lançou a campanha de publicidade com o mote “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”. No ano passado, segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online cresceram 41% durante a Semana Brasil em relação ao mesmo período de 2018. As vendas no varejo registraram crescimento nominal de 11,3% no mesmo período, segundo levantamento da Cielo. A expectativa do governo é de que o evento em 2020 traga resultados ainda melhores para a economia.

Para o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, o impacto da Semana Brasil no ano passado indica que ela pode ser ainda mais relevante este ano, em um momento de retomada. “A Semana em 2020 se tornará o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, tempo de normalização da relação econômica entre pessoas e empresas. Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, analisou.

Em 2020, a Semana Brasil engajará novamente todos os setores econômicos. O varejo, por exemplo, se uniu, por meio de suas entidades, para amplificar o alcance do evento, dando condições para que pequenas e médias empresas também possam participar e se beneficiar da retomada do consumo. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”, comenta o conselheiro do IDV, Marcos Gouvêa de Souza.

A Semana Brasil, desde o ano passado, tem a missão de realçar o mês de setembro como mais um período de promoções que, a exemplo do Natal, pode contribuir para aquecer a economia, movimentando o comércio. Mesmo sendo um mês, tradicionalmente, de baixo apelo promocional, setembro é considerado um importante termômetro de confiança que antecede o último trimestre de cada ano.

Fonte: Governo do Brasil