O mercado digital é uma realidade e estar presente na internet nunca foi tão importante como nestes últimos tempos. A pandemia de Covid-19 deixou evidente o quanto o comércio eletrônico é fundamental para elevar as vendas de uma empresa e, consequentemente, o faturamento.
Empresas que cogitavam apostar no comércio eletrônico, aceleraram o seu processo de entrada na plataforma com o início desta última crise. O e-commerce foi a melhor saída para que muitas empresas continuassem operando e não fechassem as portas
Mesmo para os consumidores que não gostam de comprar pela internet, com a impossibilidade de livre circulação das pessoas, tornou-se esse o único método de compra. Logo, queira ou não, foi preciso adaptar-se ao mundo novo.
Para ajudar aos empresários a vender mais produtos e serviços pela internet durante e após a crise instalada pela pandemia, o Sebrae conversou com alguns especialistas dos maiores market place, tais como, Amazon, Mercado Livre, B2W Marketplace e Magazine Luiza. Confira as dicas que eles deram:
Escolha bem os produtos que vai vender
O primeiro ponto para ser um vendedor de sucesso no marketplace é fazer uma boa seleção dos produtos a serem anunciados. Para te ajudar nessa escolha, reflita sobre os seguintes aspectos:
- Escolha um nicho para atuar
Para se destacar para os compradores, escolha um nicho de atuação. Quanto mais especializado você for, mais conseguirá se diferenciar dentre os outros anunciantes do marketplace.
. - Foque em produtos que você conhece bem
Trabalhar com produtos que você conhece bem, de categorias que você gosta, facilitará muito todo o seu processo de vendas. Lembre-se que você, melhor do que qualquer um, deve conhecer muito bem o que está vendendo para criar as melhores estratégias de vendas, além de responder as dúvidas dos compradores.
.. - Anuncie seus produtos vencedores
Se você já possui um comércio, inicie no marketplace anunciando aqueles que mais vendem em seu negócio, os itens “A” da sua curva ABC. Conquistar as primeiras vendas é muito importante para se ter relevância nas plataformas online; então foque naqueles itens que você já sabe que têm mais saída.
Além disso, estar em um marketplace é uma forma de divulgar sua marca. Ao escolher os produtos que mais representam seu negócio e mais vendem, você atrai o público que mais se encaixa no perfil da sua loja.
. - Cheque as tendências e veja os concorrentes
Veja quais são os produtos mais procurados no momento. Diversas plataformas fornecem ferramentas para o vendedor ter essa informação. Observe também se há muitos vendedores anunciando os produtos que pretende vender. Se houver, reflita sobre quais serão seus diferenciais para se destacar, e aposte nisso.
É importante lembrar que produtos de boa qualidade evitarão as devoluções. Tenha em mente que conforme a legislação que trata de vendas online, o consumidor tem sete dias para se arrepender da compra e devolver o produto. Bons produtos que fazem jus ao anúncio feito têm baixos índices de devolução.
Capriche no anúncio
É necessário esforço, dedicação e estudo para ter um anúncio de sucesso. Comece pesquisando seus concorrentes, veja como eles anunciam. Veja também o que as pessoas estão perguntando para seus concorrentes. Essas perguntas podem te orientar sobre que informações adicionais colocar no seu anúncio. E fique atento aos seguintes itens:
Título
Um bom título deve ter o nome, a marca, o modelo e a especificação técnica do produto.
Categorização
Certifique-se de inserir seu produto na categoria correta. Diversos compradores utilizam a busca por categoria. Estar no local certo garantirá que você apareça para estes clientes.
Vídeo
Um bom vídeo ajudará muito nas vendas. O vídeo deve focar apenas o produto, não deve conter nome da loja e nenhum dado do vendedor. Seja claro, objetivo e simples. Mostre o uso e as funcionalidades do produto. O vídeo não deve passar de 60 segundos.
Variações
Se seu produto possui variações de cores, tamanho, voltagem, preencha corretamente este campo para possibilitar o comprador de fazer a escolha e encontrar exatamente o que deseja. Coloque também uma foto para cada variação que você anuncia.
Foto
A foto deve ser caprichada, nítida, com boa iluminação e apresentar bem o produto. A foto pode ser de celular (pois possuem excelente qualidade para isto). Não indicamos tirar fotos de tablets (esses dispositivos, em geral, não possibilitam imagens na qualidade ideal para o anúncio). O tamanho ideal da foto deve ser de 1200 x 900 pixels. Para ter certeza do tamanho da foto, procure no Google, ou em outro buscador, aplicativos para redimensionar fotos. Há várias opções gratuitas disponíveis na internet. Mostre o produto real e apenas um modelo por foto. Verifique se nenhuma parte do produto foi cortado e use bem o espaço da foto.
Fichas técnicas
Coloque todas as informações técnicas do seu produto, o comprador vai querer ver os detalhes do que está comprando. O preenchimento de todas as informações das fichas técnicas também trará maior relevância para seu anúncio nas plataformas. Vincule o número do código de barras (Código EAN) ao anúncio do produto para que ele apareça mais nas buscas orgânicas do Google e de outros buscadores.
Após publicar o anúncio, acompanhe seu desempenho. Se após sete dias de publicação, nenhum item foi vendido, altere algo no seu anúncio, seja a foto, o título ou a descrição. Isto alterará os algoritmos dos marketplaces e poderá fazer com que você apareça melhor nas buscas. Analise os anúncios de sucesso de produtos semelhantes e veja como você pode aprimorar o seu.
Tenha os produtos em estoque
Nunca anuncie sem ter estoque. Ter o produto para entregar é essencial para a venda online. Se seu estoque de um produto for muito pequeno e ele esgotar, seu anúncio deve ser encerrado ou pausado. Do contrário, isto fará com que você perca relevância no algoritmo do marketplace de indicação de produtos. Evite essa situação para que você tenha cada vez mais relevância entre os milhares de vendedores do site.
Atenda os compradores com atenção e rapidez
Na internet sua loja estará aberta 24h por dia e os compradores querem atenção instantânea. Responda rápido aos questionamentos. Respostas em até dois minutos podem fazer a diferença entre concluir a venda ou não. Para isso, tenha alguém da equipe de plantão mesmo à noite, nos finais de semana e feriados para não deixar seu potencial comprador esperando.
Conheça bem o seu produto para que você possa ter respostas completas e técnicas. Crie também respostas de propostas. Se o comprador solicita algo que você não tem, ofereça algo semelhante já indicando o link do anúncio para tal compra.
Uma dica é anotar as perguntas e respostas para, posteriormente, aprimorar o seu anúncio com aquelas mais frequentes.
Após a compra ser efetuada, verifique com atenção o produto a ser despachado para não ter erros e poste-o o mais rapidamente possível. Informe ao cliente a previsão de recebimento. Quanto antes seu cliente receber o produto, mais satisfeito ele ficará.
No pós-venda, faça o melhor possível para garantir a satisfação do seu cliente. Ter uma comunicação amigável e resolutiva pode te proporcionar uma boa avaliação, mesmo que o produto tenha que ser trocado ou devolvido.
Invista nas primeiras vendas para ganhar relevância e reputação
Em geral, os marketplaces oferecem benefícios e melhor posicionamento para aqueles que vendem um pouco mais. Uma boa estratégia para se posicionar melhor entre tantos vendedores é investir para conseguir as primeiras vendas, baixando a margem de lucro nos primeiros produtos, até mesmo vendendo a preço de custo. Uma vez adquirida o patamar inicial de benefícios do marketplace, você volta a posicionar sua margem de lucro.
Precifique bem seus produtos
Um dos maiores desafios para os pequenos negócios é colocar o preço correto nos produtos. No comércio eletrônico, este item também é fundamental.
Oferecer frete grátis, por exemplo, pode destacar seu anúncio, mas você precisa ter em mente que este custo será arcado por você. Assim, se adotar esta estratégia, verifique o preço a ser anunciado. Alguns marketplaces dividem o custo do frete grátis com o vendedor para produtos acima de um valor específico. Verifique as condições da plataforma que está vendendo para definir sua estratégia de frete e de preços.
Seguindo todas essas dicas que os especialistas dessas quatro grandes plataformas deram, você com certeza aumentará suas vendas!
Fonte: SEBRAE
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