Renan Soares
Do Diário do Grande ABC
Após a represa completar 98 anos, em março, iniciativa avança na recuperação de um dos braços da Billings, o Grota Funda, na divisa de Diadema com a Capital. Conforme informou o Diário em março, entidades da sociedade civil se reuniram para criar uma Frente Ambiental, que tem como principal objetivo reestruturar o porto náutico do bairro Eldorado, no município do Grande ABC. Para isso, uma carta foi enviada, naquela época, ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que retornou o documento nesta semana, informando que a solicitação poderá ser incluída “brevemente” em um programa de desassoreamento.
A Frente Ambiental visa, além da restauração do porto náutico, construir Escola Municipal de Vela, possibilitando às crianças aprender a velejar e a produzir barcos, retomando assim as atividades e evitando possíveis prejuízos ambientais, turísticos, socioeconômicos e o aumento do assoreamento no local. Na carta-resposta estadual, enviada por meio da Casa Civil e dirigida à Câmara Municipal de Diadema, o governo solicitou o envio dos projetos do ancoradouro e escola de vela para análises e providências.
Em nota informativa enviada em anexo, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) informou que o desassoreamento do Grota Funda poderá ser incluído “brevemente” em um programa de limpeza. O departamento é uma autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do governo do Estado, criada para implementação da gestão descentralizada por bacia hidrográfica.
Uma reunião sobre as respostas e a elaboração dos encaminhamentos solicitados pelo governo estadual será realizada na sexta-feira. O advogado Virgílio Alcides de Farias, assessor jurídico do MDV (Movimento em Defesa da Vida) do Grande ABC, afirmou que o presidente da Câmara de Diadema, Orlando Vitoriano de Oliveira (PT), e o prefeito do município, José de Filippi Júnior (PT), foram convidados para o encontro.
Fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/4015188/estado-aguarda-projetos-para-desassorear-o-grota-funda